-->

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A eleição municipal e o Blog


A eleição de prefeitos e vereadores que ocorre em novembro é muito importante. Não só para o futuro imediato de municípios. Para o futuro a médio prazo do país, que a duras penas sobrevive sob o tacão do despresidente miliciano genocida. Pois já crescem indícios e sinais de que candidaturas a prefeito ligadas ao bolsonarismo, em importantes capitais e grandes cidades, podem de fato sair derrotadas. 

Este Blog NaLuta nasceu, no final da década passada, sob o signo de uma tomada de posição, o da defesa do sindicalismo classista, sob a égide da CTB (Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil). Um sindicalismo que não fica apenas na luta economicista, de alcance restrito, mas busca a todo tempo ligá-la com a luta política, em defesa de interesses imediatos e futuros da classe que vive de salário. 

Logo, frente à relevante disputa política da eleição municipal, entendemos indispensável tomar posição. 

Torcemos para que candidaturas de partidos do campo de esquerda, em especial mulheres, obtenham vitórias para prefeituras e vereanças. Isso vai alterar a chamada “correlação de forças” e ajudará a fortalecer a resistência aos políticos que (ainda) apoiam Bolsonaro, baluartes que são de brutais retrocessos sociais em todas as esferas. 

Para além disso, torcemos - e trabalhamos – para que postulantes eleitorais ligados ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), os que se identificam com o número 65. Em Curitiba, Camila Lanes é a jovem candidata a prefeita, sob esse número eleitoral. Mas, do quadro de três dezenas de candidaturas à Câmara Municipal, queremos conduzira obter uma vaga de vereadora a assistente social e professora universitária Elza Maria Campos. 


Pedimos ativamente o voto de todas e todos para o número 65.180 de Elza, em 15/11. Uma ativista de movimentos sociais, em especial os que lutam pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, contra a violência sobre mulheres e meninas (que aumenta assombrosamente no Brasil e em Curitiba), em defesa da Educação Pública e Gratuita. 

Numa Câmara Municipal, dentre 38 cadeiras, apenas 8 delas são ocupadas por mulheres, embora as mulheres sejam mais de 50% da população. É urgente combater essa subrepresentação feminina. 

Para conhecer melhor quem é a candidata Elza Campos e suas propostas, visite a página facebook.com/elzacamposnaluta, seu twitter @elzacampos65180 e o instagram @elzacamposnaluta. 

* Por uma Curitiba de fato democrática, em defesa da vida 

* Por mais mulheres nos espaços de decisão política 

* Rumo à vitória contra o bolsonarismo antidemocrático e antipovo!

Nenhum comentário: