-->

terça-feira, 5 de maio de 2020

Fim da pandemia no Brasil: modelo matemático faz previsão

O modelo epidemiológico matemático não dá 100% de garantia, mas ainda é preferível isso a se fazer "futurologia" sem base científica.

Jornal GGN - 04/05/2020

Uma Universidade de Singapura (Singapore University of Technology and Design) utilizou um modelo matemático para projetar quando será o fim da pandemia no Brasil e em outros países do mundo [matéria original pode ser vista, em inglês, aqui]. Segundo o estudo, o Brasil ainda terá mais algumas semanas dramáticas de enfrentamento do coronavírus. A situação não ficará amena antes de agosto.  Acima está o gráfico, traduzido livremente do inglês, da previsão para o Brasil segundo  esse modelo matemático.

As projeções foram comentadas em vídeo divulgado pelo canal da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com participação do professor Vitor Engrácia Valenti, da Faculdade de Filosofia e Ciências do campus em Marília.

“Esse modelo considerou que estamos vivendo a fase do pico, que era prevista para ocorrer entre meio de abril e meio de maio. Possivelmente, como já estamos sofrendo o colapso no sistema de saúde em alguns estados, o Brasil está vivendo ainda a fase de avanço do pico. Infelizmente nosso país vai sofrer um pouco mais. Medidas preventivas são essenciais nesse momento”, comenta o professor.

No mundo, a previsão é de que a pandemia esteja mais “tranquila” a partir do final de julho, porém as medidas de prevenção – como uso de máscaras e restrições à vida social – serão mantidas até o final de novembro.

O professor da Unesp ressaltou que o modelo não tem 100% de garantia, mas é uma previsão matemática, “melhor que futurologia”.

O Brasil tem 105 mil casos de coronavírus e 7.288 mortes, segundo dados atualizados da tarde de segunda-feira (4/5).

Nenhum comentário: