-->

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Na futura greve de técnicos, ir às ruas! Sem máscaras nem mascarados

Em caso de efetiva deflagração de uma greve nacional dos técnicos (marcada para começar em 17 de março), é usual que o movimento faça manifestações públicas. São atos e passeatas para expor à sociedade nossas demandas sindicais e posições. De forma combativa e crítica, mas nunca violenta. Somos todos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público, que vão à luta com a cara e a coragem. Mas de cara limpa.

Temos visto nas últimas semanas manifestações em São Paulo e Rio de Janeiro, onde se misturam bandeiras ilusórias de sabotagem da Copa do Mundo de futebol (o pessoal do “Não Vai Ter Copa”) com reivindicações justas de resistência a aumentos nas tarifas do transporte coletivo público. Enquanto se mantiveram no campo do protesto exaltado mas pacífico, tudo bem.

No entanto, em todas elas apareceram manifestantes embuçados, usando máscaras macaqueando a de um filme americano (máscara do “V”, símbolo usado hoje pelo grupo “Anonymous” e por alguns agregados que se dizem anarquistas) ou panos pretos cobrindo o rosto.

Não bastasse abusos de truculência de PMs, como a comandada pelo governador tucano paulista, os mascarados passaram a também barbarizar e vandalizar. Desta vez atingindo trabalhadores inocentes.

Em São Paulo, os mascarados atearam fogo em colchões para fazer “revolucionárias barricadas” e isso levou ao incêndio do fusquinha velho de um mero trabalhador paulistano, que tentava fugir da confusão com sua família; por sorte ninguém se feriu, mas o veículo de trabalho daquela pessoa foi carbonizado.


O pior mesmo se deu no Rio no último 6 de fevereiro, quando um irresponsável, usando pano preto para ocultar o rosto, soltou um rojão no chão que atingiu em cheio a cabeça de um cinegrafista da TV Bandeirantes. A vítima perdeu uma orelha, teve o crânio afundado, está em coma e sob risco de morrer. Se viver, sabe-se lá o grau de dano cerebral que restará(*).  Os registros de imagem não deixam dúvida de que foi um desses mascarados o autor do que está configurado como "tentativa de homicídio qualificada".

Em Curitiba também existem mascarados, comumente tratados pela designação geral de “black blocs”. Se os “BB” tem parte de suas origens na esquerda anticapitalista, isso já perdeu em muito o valor e consideração possíveis diante do clima de barbárie que (junto com exageros de polícias), ajudaram a criar nas ruas quando há protestos. 

Ninguém tem como assegurar que os “BB” sejam somente “do bem” se, debaixo de máscaras, podem se encontrar, infiltrados, meros vândalos do patrimônio público e privado, bandidos, provocadores políticos que só querem ver o circo pegar fogo para gerar instabilidade política (a qual só interessa à direita deste país, analogamente a 1964).


Por tais razões, e porque não devemos permitir que demonstrações públicas da futura greve dos técnicos das IFES sejam bagunçadas e manchadas por infiltrados provocadores, deve ser uma resolução formal do movimento que todo mascarado estará vetado. Nada devemos nem escondemos, vamos à luta de cara limpa! Mascarado não!
-------------
(*)ATUALIZAÇÃO às 12h30: na manhã de hoje (10), foi constatada a morte encefálica do cinegrafista atingido pelo rojão lançado por um mascarado "black bloc".  Está preso um cúmplice do homicídio e parece já haver elementos para achar o assassino.

7 comentários:

Guaracira disse...

Não vejo como "do bem" nenhum BB, venha ele de onde vier.
Do bem é quem luta de cara limpa, sem medo de mostrar quem é e a que vem; do bem é quem sabe porquê está lutando, quem tem bem claro os objetivos da luta, da greve, da caminhada, das manifestações que participa.
Concordo com o Dodô, enquanto trabalhadores em educação das IFES, não podemos permitir que mascarados baderneiros se infiltrem e manchem nosso movimento e manifestação de rua, que é uma das atividades de greve.
Proponho que iniciemos uma campanha desde já: NAS MANIFESTAÇÕES DE RUA DOS TAS, SÓ ENTRA CARA LIMPA! FORA BB!

Rita de Cassia disse...

O movimento é nosso. Se dermos bobeira seremos usados e abusados durante a nossa greve por um bando de oportunistas, bandidos, que acham que a única forma de negociar alguma coisa é quebrando tudo, incendiando e até matando se for preciso.

Roberto disse...

OK, mas a pergunta que eu tenho é: a diretoria dosindicato vai tomar qual atitude em relação aos bagunceros? Pelo q vejo, eles até apoiam esses blacbostas, não vão qerer deixar longe das manifestações. Quando a gente olha pela TV, Pesol, pstu e esses mascaradas de preto é tudo a mesma coisa. Entao a greve vai ser uma badernna só na rua?

Rosangela disse...

Já vi tudo, se tiver passeata esses caras vão aparecer pra atazanar e aprontar, e o povo vai falar mal de nossa greve se rolar baderna.

Guaracira disse...

Roberto, tenho a mesma impressão que tens: que nosso sindicato apoia os "mascarados" e temo que não façam força alguma para afastá-los de nosso movimento, muito pelo contrário, são capazes de convidá-los a participar...Exatamente por isso é que precisamos estar alertas bem antes de o movimento de fato iniciar e de estarmos nas ruas. Sabemos que a rua é pública e é difícil este controle, mas também precisamos confiar no bom senso e inteligência de nossa categoria de não se deixar usar como massa de manobra, de saber distinguir o certo/errado, de saber se posicionar e defender com dignidade o movimento reivindicatório de melhorias de seu salário e condições de seu trabalho! Somente assim poderemos barrar ou tentar barrar a participação de quaisquer "mascarados".

Breno disse...

Não resta dúvida, portanto, que os black blocs são ERVA DANINHA a ser EXTIRPADA das lutas sociais. Na melhor das hipóteses, praticam esbulho de representatividade ao assumir papel violento que não lhes foi delegado por ninguém, favorecendo os mais tresloucados inimigos do povo. Na pior, comportam-se como criminosos rasteiros e devem ser punidos como manda a lei. Os indivíduos que cometerem atos delituosos devem ser identificados, detidos e levados às barras dos tribunais.

Zeca disse...

Concordo com você Breno!
Chega de ficar assistindo passivamente essa turma assassina e aterrorizante dominando e quebrando tudo como se fossem os donos do mundo.
BASTA AOS MASCARADOS! FORA BLACK BLOCS!