-->

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Quem vai fiscalizar a Diretoria sindical fiscalizada pelo PSTU?

Quem se habilita? Desde 14/11, até a próxima sexta-feira (22/11) estão abertas inscrições de chapas para a eleição do Conselho Fiscal do Sinditest. O Conselho é formado por seis integrantes, três titulares e três suplentes.  

No papel (segundo o Estatuto), o Conselho detem certos poderes para cobrar várias coisas da Diretoria do sindicato.  Pode até, diz o estatuto, por conta própria e justificativa plausível, chamar Assembleia Geral no âmbito de suas atribuições fiscalizatórias, coisa que jamais aconteceu, principalmente no recente reinado dos pequenos "imperadores" Messias e Antonio Néris (2008-2011), responsabilizados por irregularidades contábeis conforme sugere o relatório da auditoria da firma Concept.

O poder da Diretoria, entretanto, é imenso, e permite simplesmente aplastrar boas intenções de um Conselho Fiscal que almeje de fato trabalhar pela justeza e transparência máxima da administração sindical.  Uma definição mais clara e delimitação de poderes para o Conselho Fiscal pode vir com uma mudança democratizante radical no Estatuto do Sinditest. Isso se a Diretoria reeleita não quebrar mais uma vez sua promessa de campanha de reformar o Estatuto...

A eleição é conduzida pelo servidor Valter Maier, presidente da Comissão Eleitoral já nomeada, e vai acontecer em 5 de dezembro, uma quinta-feira.  Para mais informações, veja o Edital aqui.

2 comentários:

ZECA disse...

SERÁ QUE ALGUÉM VAI TER CORAGEM DE FISCALIZAR AS CONTAS DA CAMPANHA DO PSTU E PSOL E MAIS ALGUM PQP??
SO SE FOR DA MESMA TURMA, CLARO, AI FICA TUDO NA BOA.

Rita de Cassia disse...

Falando em auditoria a do Sinditest que aponta graves irregularidades parece que foi morta e enterrada. Não se fala mais no assunto.