-->

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

EBSERH: o plano da Reitoria da UFPR

Em 30 de julho último, a Gazeta do Povo publicou a matéria "UFPR estuda não adesão à empresa pública" (a EBSERH). Com uma redação que dá margem a mais de uma interpretação em certos trechos, ali se afirma que o candidato-reitor Zaki Akel seria contra a EBSERH e publica a seguinte declaração dele: "A avaliação da reitoria é de que não devamos aderir, mas como não há uma pressa do MEC em relação à decisão, ainda temos tempo para discutir o assunto, tirar dúvidas e tomar uma posição oficial com calma.”


Pois bem.  Em um de seus panfletos de campanha, digo, "Informe do Servidor", sempre muito cheio de tons do mesmo azul usado na campanha do reitor-candidato, o boletim datado de julho trata especificamente do HC.  Ali, novamente com trechos um tanto ambíguos, em um box da página final sob o título "A verdade sobre a EBSERH", lê-se o seguinte: "Percebe-se que no cenário atual não há interesse para o HC na EBSERH".  Ah, certo... e num cenário daqui a, digamos, três ou quatro meses?

Prossigamos.  A Reitoria, em junho, propôs para debate aos membros do Conselho Universitário (CoUn) o seu PDI-2012/2016 (Plano de Desenvolvimento Institucional).  Este PDI foi elaborado diretamente pela Gestão Zaki Akel através de sua Pró-Reitoria de Planejamento e, aliás, é apresentado aos membros do CoUN em texto onde constam as assinaturas do reitor e de seu vice Mulinari.


Do PDI original enviado pelo reitor-candidato ao CoUn consta um Anexo III específico para o HC.  Ali são listadas "oportunidades", "objetivos" e "ameaças".  E o que a Reitoria aponta como "oportunidades" para o HC? O que se vê abaixo:


Logo, se a gestão do candidato-reitor Zaki Akel, via PROPLAN, vê a EBSERH já criada como oportunidade, ela aponta entre seus objetivos estratégicos a contratualização com a empresa, como se nota abaixo:


Pelo que nos foi informado, o documento do PDI foi aprovado pelo CoUn no final de junho, mas o Anexo III do HC foi na mesma sessão "retirado", para sofrer algum tipo de alteração.  Provavelmente só mudança de redação, para não deixar tão explícito o interesse da Reitoria na contratação com a EBSERH.  O "bolo" quinquenal para o HC foi assado em um dos fornos da Gestão Zaki Akel, seu PDI traz a assinatura dele e do vice (logo, conheciam previamente o teor) e o Anexo III deixa claro o interesse na EBSERH!  Por que o reitor-candidato insiste na ambiguidade?  Porque é um candidato-reitor que espera agradar gregos e troianos para ganhar votos de todos?

7 comentários:

Unknown disse...

DoDo!Parabéns esta matéria coloca em Cheque o verdadeiro discurso do Reitor, que digamos esqueceu-se de quando fora Pró Reitor de Planejamento na Gestão anterior. É Bom lembrá-lo de que a tecnologia nos garante também esta possibilidade de guardar o passado em relação às atitudes que tomamos.

Glaci disse...

Parabéns Dodo pelo comparativo sobre a ambigüidade colocado pelo Sr. Reitor sobre EBSERH, essa empresa que só vai entrar para privatizar os lucros em detrimento ao ensino e a pesquisa de um real Hospital Escola.

Romanus disse...

Se dependesse somente do Reitor, a EBSERH já estaria a pleno vapor!!!
Parceria Publico Privada na gestão dos hospitais universitarios. Sonho de consumo da Era FHC e tornando-se realidade aos poucos.

Dodo disse...

Fato é fato, não é, Glaci? O reitor e o vice assinam embaixo de um documento que propõe concretamente aproveitar a oportunidade de fazer contrato com a EBSERH (e aqui não há meios termos nesse contrato, ou a Empresa assume o HC ou não assume). Depois, em boletinzinho e discursinho por aí dizem que são contra a EBSERH. O discurso conforme a plateia, leia-se, discurso eleitoreiro, por isso vago, ambíguo.

Valério disse...

Contra fatos não a argumentos !Agora ele vai dizer que copiaram sua assinatura na gestão passada ahahah...O home é só propaganda temos que analisar documentos esses se perpetuam já a propaganda passa!.

Rita disse...

Esclarecimento é o melhor caminho neste momento de escolha do novo comando da UFPR.

Valério disse...

É brincadeira essa politica rasteira dos Pi tibus da MAROLA AZUL. A administração Zaki teve quase 4 anos para fazer as transposições das secretarias funpar de auxiliar de escritório cargo já extinto para auxiliar administrativos.Ele só transpôs e premiou os pi tibus que hoje se acham donos do HC fazendo de curral eleitoral através de ameaças, perseguições e promessas.A ultima dos pi tibus é PEDIR RELAÇÃO DAS SECRETARIAS PARA TRANSPOR AUXILIAR ADMINISTRATIVO E SÃO QUASE 500, MAS SEGUNDO A PROMESSA É SÓ PARA OUTUBRO AHAHAH AI JÁ TERMINOU A ELEIÇÃO. ISSO NÃO É ILEGAL MAIS IMORAL. SÓ QUERIA SABER PORQUE TANTO DESESPERO E GANANCIA DO PODER!!