-->

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Luz no fim do túnel para greve dos técnicos?

A Coordenadoria de Negociação e Relações Sindicais do Ministério do Planejamento enviou à FASUBRA, na quinta-feira (2), ofício convocando para uma reunião às 17h00 de hoje (6).  É a primeira vez que o MPOG chama a FASUBRA para conversar desde que começou a greve dos técnicos há quase dois meses.

No fim de julho houve encontro da ministra do MPOG, Miriam Belchior, com parlamentares da Comissão de Educação e Cultura, os quais ouviram da ministra uma série de dados pelos quais ela tenta justificar a impossibilidade econômica de atender as reivindicações das diversas categorias federais em greve. Segundo ela, atender todos do jeito como querem custaria a soma de R$92 bilhões, aumentando em 50% a folha total do funcionalismo.

O Governo continua argumentando com a crise econômica mundial e o baixo crescimento do PIB este ano para não conceder plenamente as pautas dos servidores.  Espera-se, entretanto, que nessa reunião de hoje entre MPOG e FASUBRA, surja proposta concreta de reajuste salarial que ao menos recomponha as perdas inflacionárias acumuladas desde 2010.  

Continuam os técnicos escaldados pela experiência da greve de 2011, quando, em três meses de greve, deixou-se passar o prazo de 31 de agosto e o Governo acabou enviando ao Congresso uma LOA (Lei Orçamentária Anual) sem nenhuma previsão de reajuste para a categoria, situação que nenhuma emenda parlamentar posterior conseguiu consertar naquele ano.  

Nenhum comentário: