Depois da Assembleia Comunitária na manhã de ontem (5), no RU central da UFPR, os grevistas foram até a frente do HC para registrar mais um protesto contra a possível entrega do hospital-escola à gerência da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O breve vídeo acima registra a chegada de uma segunda leva dos ativistas, que se juntaram ao pessoal do HC que já ali estava, agitando balões amarelos com a inscrição "greve por educação e saúde".
O movimento sindical questiona a necessidade de criar-se uma empresa de direito privado para gerir os hospitais-escola das Universidades, ao invés de aprimorar o atual sistema público garantindo o aporte necessário de financiamento público e de recursos humanos via mais vagas de concurso.
O advento da EBSERH no HC é justificada como a forma de atender a exigência do TCU, de regularizar a situação dos contratados da FUNPAR (embora não se possa garantir com certeza os empregos de todos os atuais trabalhadores funparianos ao mudar o patrão da FUNPAR para a ESBERH), mantendo-se o regime celetista.
Contudo, para os atuais servidores do RJU lotados no HC, que seriam cedidos para a EBSERH, essa nova situação, se acontecer, é um poço de incertezas. A certeza é que muitas contradições surgirão do fato de haver trabalhadores de dois regimes distintos de contratação comandados pela mesma empresa, que é "pública", mas rege-se por uma lógica de viés terceirizante/privatista.
Ainda não se conhece a data em que o reitor colocará na pauta do Conselho Universitário da UFPR a cessão do HC para ser gerido pela EBSERH, mas desde já os grevistas afirmam sua posição contrária, defendendo que o hospital-escola permaneça no âmbito da Universidade Pública.
Ainda não se conhece a data em que o reitor colocará na pauta do Conselho Universitário da UFPR a cessão do HC para ser gerido pela EBSERH, mas desde já os grevistas afirmam sua posição contrária, defendendo que o hospital-escola permaneça no âmbito da Universidade Pública.
5 comentários:
É,Em um hospital aonde o DIRETOR(A) GERAL é cargo de confiança do REITOR,não se tem clareza de nada sobre a EBSERH .Pois o REITOR sabe mais do que ele coloca no seu material de campanha. Ele e a administração não se comunicam com os servidores da UFPR recém empossados pela presidenta COMO DITORES DA EBSERH(ninguém sabe de nada) essa frase é do lula rsrs.. quem se interessar copie o link. http://www.jusbrasil.com.br/diarios/36124582/dou-secao-2-16-04-2012-pg-2/pdfView..POR ESSA INJUNÇÃO POLITICA QUE O HC TEM QUE ELEGER SEU DIRETOR.E NÃO FICAR DO JEITO QUE ESTA DESGOVERNADO AONDE OS DIRETORES FAZEM O QUE QUEREM ,SEM COMANDO,USANDO DA GREVE PARA VER SEUS INTERESSES POLÍTICOS EM BRASILIA....
se estiver errado podem me corrigir, até onde sei, quando começou este debate me torno da EBSERH o patrimônio, os servidores e até a folha de pagamento passariam para o ministério da saúde.
depois de muita luta, já não ficou estabelecido que o HC continua como hospital escola e os servidores e a folha de pagamento continuam no MEC?
será que estou errado?
PARANA,Segundo Reitor do maranhão; Na resposta 27 ele diz...27 - Como ficará a situação dos funcionários cedidos aos
HU’s pelos Ministérios da Saúde e da Educação? Este
funcionários podem ser cedidos à EBSERH?
- No âmbito dos contratos de adesão IFES/EBSERH os servidores titulares
de cargos efetivos em exercício nos HU’s, que exerçam atividades
relacionadas ao objetivo da EBSERH, poderão ser a ela cedidos, com ônus
para a Empresa, para realização de atividades de assistência à saúde e
administrativas. A Empresa está estudando a forma legal de proporcionar
aos funcionários cedidos o mesmo patamar salarial oferecido aos
servidores da EBSERH nas respectivas categorias profissionais, respeitando
a premissa salários iguais para funções iguais...Tai o link quem quiser saber mais acesse..www.fonai-mec.com.br/adm/.../documento1338503629.pdf..Ademais o material do zak é politico não diz coisa com coisa nenhuma...colegas funpar e servidores acessem o link esclarece muito !!!
AH..Em tempo a cartilha sobre EBSERH Que o reitor ta divulgando na campanha só custou o papel ela ta disponível pra download em baixo do site:www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/7994434
É UMA TREMENDO ENCHE TRIPA. É HOJE EM DIA NADA SE CRIA TUDO SE COPIA!!
valeu Valério, vou ver o link.
Postar um comentário