-->

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vai começar a greve nacional na UFPR?

Em 28/03 a Diretoria "Sindicato Para Todos" do Sinditest desejou ser pioneira. Quis puxar sozinha uma greve nacional e nenhum outro sindicato do país foi atrás, preferindo acatar a democracia interna da FASUBRA que, na ocasião, recomendou esperar para ver como andariam as negociações abertas com o Governo.

Agora, há o indicativo aprovado democraticamente na última Plenária da FASUBRA de início de paralisação por tempo indeterminado a partir de hoje, 6/6.  Mas na UFPR não se vê sinais do mesmo empenho dos "combativos" do Sinditest de final de março.  No site do sindicato, até a hora em que postamos esta matéria, a única chamada de assembleia geral é para os servidores da FUNPAR do HC, na manhã de terça-feira, que debaterá o Acordo Coletivo de Trabalho.

Vale lembrar que as decisões na FASUBRA não são imperativas, mas indicativas para os sindicatos de base federados.  Ou seja, em cada Universidade, a base de servidores precisa ser reunida em assembleia geral para confirmar o indicativo nacional, conforme avalie suas condições de mobilização.

Na última Plenária da FASUBRA, reunida em 1. de junho, em Brasília, que contou com representantes do Sinditest, foi aprovado o seguinte:

1-Greve Nacional da FASUBRA a partir de 6 de junho, por tempo indeterminado;

2-Reafirmação da disposição de negociar, com efetividade e no menor tempo possível, sem delongas;

3-Comunicação ao Governo Federal e às Reitorias sobre a deflagração da greve;

4-Instalação do Comando Nacional de Greve (CNG) em 7 de junho, em Brasília;

5-Participação na caravana nacional do funcionalismo marcada para 16 de junho, em Brasília.

Os representantes do Governo, nas reuniões realizadas desde 4 de maio, já deram a entender que os itens da pauta da FASUBRA que tenham impacto financeiro não deverão ser atendidos com efeito ainda neste ano, isto é, reajuste mesmo deve ficar para 2012...

2 comentários:

MEDEIA disse...

Dorme nobre salvador Messias!
Dorme que teu reinado ta chegando ao fim. Enquanto isso seu amigo ReiTHOR puxa o Sinditest pra si. Por acaso ele já se filiou, já que chama o Sinditest de "nosso sindicato". Meigo não??

Regina disse...

Nunca antes na história dessa universidade se viu tanta amizade, e cooperação entre o patrão e o sindicato.