Desencavamos, com ajuda de uma leitora deste Blog e funcionária da FUNPAR, um panfleto do Sinditest de janeiro de 2004, que relatava um acordo entre o Ministério Público do Trabalho, o Sinditest, a UFPR e a própria FUNPAR. Relembramos dele aqui só para assinalar o quanto as autoridades falham em resolver uma situação que gera incertezas e angústias.
Nessa situação, a União (Governo Federal), a UFPR e a FUNPAR são consideradas rés por manterem contratados os trabalhadores de forma considerada irregular pelo Tribunal de Contas. No acordo fechado em 19/01/2004, a UFPR e a FUNPAR assumem compromissos:
"4-as rés [UFPR e FUNPAR] se comprometem a substituir gradativamente os demais trabalhadores que prestam serviços no HC, contratados por intermédio da FUNPAR, por servidores devidamente concursados até o dia 31-12-2006."
"5-as rés se comprometem a apresentar a cada 6 meses a partir desta data relatório circustanciado da situação atual da intermediação de trabalhadores pela FUNPAR no HC, assim como das medidas adotadas para cumprimento do acordo(...)"
Como é notório, seis anos passados disso, e nada se fez. A situação praticamente se manteve a mesma, as autoridades do governo, da reitoria, da FUNPAR e do próprio sindicato fizeram promessas e, no momento, ninguém sabe o que vai acontecer. A Diretoria do Sinditest está voltada para tocar a greve da FASUBRA e mal responde às perguntas dos trabalhadores da FUNPAR. Bem podia ser hora de esses trabalhadores tomarem seu destino nas próprias mãos em vez de esperarem por promessas enganosas de algumas obsoletas lideranças sindicais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Os poderosos diretores do "SINDICATO PARA POUCOS" ainda não resolveram assa situação por absoluta falta de vontade. Estão esperando o que pra fazer o seu papel de sindicato?
Caro Luis Otávio,é melhor esquecer esta entidade sindical ,não sei se voce reparou mais o que coube à eles em 2004,permanece até hj.posando de observador para ver onde vai dar.Só para voce saber,no último dia 20/06,houve uma audiência no MPT(Ministério P.Trabalho)convocando a UFPR/FUNPAR para explicações do termo quebrado,pois bem desta vez nem o Sindicato compareceu,menos ainda UFPR.sómente a FUNPAR como sempre descascando um pepino azedo que deveria ser compartilhado á tres.Para voce entender na verdade não há interesse da própria Ufpr.em resolver haja vista que a mão de obra barata se cala diante de migalhas.Digo isto porque avalie o meu raciocínio: Dia 07/06 houve Assembléia da categoria Funpar,foi aceito o índice proposto pelo Reitor,porém algumas resalvas deveriam ser observadas pois estavam em aberto ainda para discussão,cabe salientar que fora tirado nesta mesma Ass. um doc.amarrando tais discussões com o Reitor,isto não aconteceu e como é de praxe na calada da noite a Reitoria em seu gabinete com o Sindicato tratou de assinar o ACT nas costa da categoria,ou seja sem resposta ao documento no dia 17/06 em plena sexta -feira já repassado o novo aumento no VA.disposto para uso no dia 22/06 antes do feriado, tipo cale a boca.tudo isto inviabiliza qualquer ação, infelizmente a categoria cai como pato.Ah! um detalhe importante justamente no dia 20/06 houve a audiência.Entendeu porque só apareceu a FUNPAR? Na verdade Luis a UFPR não toma atitude de nos demitir porque há muito tempo carregamos o HC como hospital de referência Nacional a preço de banana,então é melhor que outro tome tal atitude,no caso o MPT.eu estou acompanhando o processo e sei que no prx.dia 30/06/estão sendo novamente intimados e aí quem sabe o MPT. toma alguma atitude.
Postar um comentário