-->

sábado, 11 de outubro de 2025

Ajustes em enzima estendem a vida de ratos-toupeira pelados

Nenhum comentário:

Quatro pequenos ajustes em uma enzima poderiam ser o fator que ajuda ratos-toupeira pelados (Heterocephalus glaber, um tipo de roedor sem pelos que vive em túneis, e prevalente no leste da África) a viverem até cerca de 30 anos – um tempo de vida excepcionalmente longo para um animal de tamanho minúsculo. 

Pesquisadores descobriram que uma enzima chamada cGAS nesses animais difere da versão da mesma enzima existente em humanos no tocante a apenas quatro aminoácidos (enzimas são proteínas, e proteínas são como um rosário cujas contas na cadeia são as dezenas ou centenas de aminoácidos interligados).

Estas mudanças evitam que a enzima no rato se desnature (se decomponha) tão rapidamente como acontece em seres humanos, o que aumenta a habilidade dos animaizinhos de reparar danos em seu material genético, que é o que leva ao envelhecimento.
------------------
Fonte: revista Nature de 10/10/2025
Artigo completo (em inglês) aqui.

Levar em conta os cientistas de Gaza para dirigir a reconstrução

Nenhum comentário:

Na medida em que a primeira fase do cessar-fogo em Gaza se efetiva, os pesquisadores que estudam a reconstrução pós-guerra dizem que os esforços para isso não podem excluir a expertise Palestina.

Acadêmicos de instituições científicas “possuem conhecimento local sem paralelos e profunda compreensão sobre sua terra”, diz Amani Al-Mqadma, chefe de relações internacionais da Universidade Islâmica de Gaza, e co-autor de um relatório de avaliação das necessidades de educação superior no território.

------------
Fonte: revista Nature, de 10/10/2025, em livre tradução.
Artigo completo (em inglês) aqui:

Eduardo Leite, o pangaré da direita, não sai das pesquisas.

Nenhum comentário:

Uma das perguntas que ninguém se dispõe a responder: por que Eduardo Leite ainda aparece nas pesquisas eleitorais para a eleição presidencial em 2026?


Por que Leite é citado, se pertence ao PSD e o candidato preferencial do PSD, e que aparece melhor nas pesquisas, é Ratinho Júnior?

Que poder tem Eduardo Leite junto aos donos dos institutos de pesquisa para incluir seu nome, se ele é sempre o pior colocado entre todos os candidatos que poderiam enfrentar Lula?

O que Leite faz nas pesquisas? Na última amostragem Genial Quaest, dessa semana, o G1 fez esse resumo da distância alcançada por Lula, que se afasta de todos os adversários:

• Lula está nove pontos à frente de Ciro Gomes (PDT);

• 10 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível;

• 12 pontos à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL);

• 13 pontos à frente de Ratinho Júnior (PSD);

• 15 pontos à frente de Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Bolsonaro (PL);

• e 23 pontos à frente de Eduardo Leite (PSD).

Em todo os cenários, Lula tem, no segundo turno, entre 40% e 47% e seus adversários, de Tarcísio a Caiado, ficam ao redor dos 30%. Menos Eduardo Leite.

Contra Leite, Lula obtém 45% e o governador fica com 22%. É uma performance de pangaré, que não justifica sua inclusão na pesquisa. Mas o Datafolha também tem citado o ex-tucano gaúcho.

O que Leite ganha com isso? Ganha muita exposição, para o que de fato irá disputar, uma das duas vagas ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Por algum vínculo com os donos dos institutos, Leite consegue o que Sergio Moro, por exemplo, não conseguiu nunca mais. Moro já foi abandonado como nome capaz de enfrentar Lula.

Mas Leite está lá. E a performance dele vem piorando a cada levantamento. Poderiam tirar o moço das pesquisas e colocar Magno Malta [em certas ocasiões conhecido como Magno 'Malte' 12 anos]. Dá na mesma, ou talvez Malta consiga números melhores.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Flopadíssimo ato bolsonarista pela anistia para bandidos

Nenhum comentário:


As lideranças fascistoides do bolsonarismo - pastor picareta Malafaia, a ex-primeira-Demo Micheque, o senador da rachadinha Flávio Bolsonaro, o deputado federal "chupetinha" Nikole Ferreira (o mentiroso do Pix), entre outros - fizeram mais uma desesperada tentativa de mobilizar gente para apoiar a proposta da "anistia" para os bandidos golpistas.  Isso foi ontem à tarde, em Brasília, através de uma caminhada.

Os bovinos seguidores do genocida inelegível Jair Bolsonaro que se dispuseram a pagar o mico protagonizaram mais um fiasco político; não somavam mil pessoas.  Isso reforça uma posição captada por pesquisas recentes, de que a ampla maioria da população brasileira rejeita a ideia de salvar da cadeia os criminosos da tentativa de golpe de Estado de 08/01/2023.

Parte da direita, junto com setores de mídia grande, reuniram três mortos-vivos do cenário político - o "maizenólatra" Aecio Neves , o vampiro  golpista de 2016 Michel Temer e o pelego Paulinho da Força - para elaborar um Projeto de Lei alternativo à "anistia ampla, geral e irrestrita" sonhada por Bolsonaro para se livrar inteiramente das grades.  Essa manobra jurídica foi chamada de "PL da Dosimetria", com o fim de pelo menos reduzir as penas atribuídas pelo STF aos grandões do esquema golpista de 2022-2023.


Contudo, esse PL da Dosimetria, que está em discussão no Congresso Nacional, frustra as expectativas de aliados de Bolsonaro (ainda filiado ao Partido Liberal). A proposta, que inicialmente prometia reduções significativas nas sentenças, enfrenta resistências e deve resultar em mudanças bem mais modestas do que o esperado pelos apoiadores do antigo mandatário.

Assim, direita e extrema-direita quebram o pau entre si por causa de um grupelho  de bandidos que atentaram contra o Estado Democrático e de Direito. Enquanto isso, Lula nada de braçada, aprovando a isenção de IR para os trabalhadores que recebem menos de 5 mil reais/mês e outras medidas populares.

Ao mesmo tempo, Lula acerta negociações com Donald Trump para tentar resolver o problema do tarifaço que os EUA aplicaram às exportações do Brasil, medida que prejudica alguns setores da economia brasileira, mas também a vida dos americanos, acostumados a tomar o café e o suco de laranja exportados daqui para lá. 

E isto faz com o que o filhinho do Jair, "deputado" Eduardo Bananinha Bolsonaro, fugitivo nos EUA há meses, arranque de raiva os últimos fios de cabelo de sua calva. Já seu pai criminoso, dodoizinho em prisão domiciliar há dois meses e ornamentado com tornozeleira eletrônica, bota os bofes para fora em meio a crises de soluços e vômitos.  Arghhh.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Extremistas ameaçam “massacrar” negros, LGBTs e feministas da UFSM

Nenhum comentário:

A Reitoria anunciou medidas de segurança para garantir o funcionamento da universidade e a circulação dos estudantes

Revista Forum – 06/10/2025

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) revelou, por meio de um comunicado, que vários setores da instituição receberam e-mails com ameaças de ataque contra estudantes.

De acordo com informações da deputada Fernanda Melchionna (PSol-RS), extremistas enviaram mensagens ameaçando “massacrar” estudantes negros, LGBTs e feministas.  Hoje pela manhã, diversos setores da UFSM receberam e-mails intimidatórios, com ameaças de massacre contra estudantes LGBTQIA+, negros e negras e feministas. Isso é um absurdo completo e não pode ser tratado com normalidade”, declarou a deputada.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT), que foi estudante da instituição, também repercutiu as ameaças e afirmou que se colocou à disposição para ajudar.  Não vamos aceitar qualquer tipo de intimidação de grupos da extrema direita, grupos violentos que acham que vão nos intimidar com discurso de ódio e intolerância”, disse Paulo Pimenta.

A Reitoria informou que acionou a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal, além de reforçar as rondas de segurança nas áreas dos campi da instituição.

Abaixo a nota da Reitoria da UFSM:

"Nota sobre ameaça à comunidade

Ontem (05), vários setores da UFSM receberam e-mail com ameaças à comunidade da UFSM. Tão logo recebeu e-mail, a Universidade Federal de Santa Maria acionou a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal, além de informar a equipe de vigilância da instituição, que reforçou as rondas nas áreas dos campi.

O Gabinete segue atento às respostas das autoridades competentes.

As atividades na UFSM estão mantidas e pede-se cuidado com fake news geradas a partir dessa pauta: a comunicação oficial da UFSM é feita pelo site e redes sociais do Gabinete do Reitor e da UFSM.

Gabinete do Reitor
08h30 – 06/10/2025"
-----------------------
COMENTÁRIO deste Blog: no site Intercept Brasil, um de seus jornalistas publicou recentemente matéria alertando sobre o surgimento de predisposição belicista de certos grupos fanáticos vinculados à extrema-direita, que estariam a fim de executar ações concretas violentas. Poucos dias depois, ocorre o episódio da agressão verbal e de cusparada contra a professora Diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Melina Fachin, em plena Praça Santos Andrade. Agora este caso das ameaças contra a UFSM.

Há que ligar os pontos. E aumentar o estado de vigilância e resistência a quem não sabe conviver na democracia, por falta total de ideias e propostas para o Brasil, ou por verem seus argumentos facilmente postos abaixo no debate franco e democrático. Isto vale tanto para toda a comunidade da UFPR, da UTFPR e da UNILA, como para as autoridades dirigentes dessas instituições, que devem cogitar em reforços nos esquemas de segurança interna nos campi.