O governo Lula deve conceder reajuste aos servidores públicos federais até abril. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, na segunda-feira (13).
Conforme a ministra, a expectativa é que o governo conclua as negociações sobre o aumento com os representantes da categoria nas próximas semanas. Ela informou ainda que o reajuste deve ser de 9%, dependendo da decisão sobre o ajuste do auxílio-alimentação.
A ministra admitiu que o reajuste não compensa as perdas e a defasagem acumulada nos quatro anos de governo Bolsonaro e que ficará abaixo do reivindicado pela categoria (cerca de 35%). A grande maioria dos servidores públicos está com salários congelados há seis anos.
“Os servidores merecem algum reajuste, mas dificilmente será para compensar toda essa perda”, disse a ministra.
As tratativas sobre o reajuste salarial entre ministros e representantes do governo e as entidades que representam os servidores vêm acontecendo desde janeiro. No dia 7 de fevereiro, as entidades sindicais comemoraram a abertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que contou com a participação de oito ministros – uma mudança e tanto depois dos últimos anos, em que os servidores tiveram que enfrentar não apenas as perdas salariais, mas um verdadeiro processo de desmonte do serviço público levado a cabo por Bolsonaro.
-----------------
Fonte: Jornal Hora do Povo - 14/02
Fonte: Jornal Hora do Povo - 14/02
Nenhum comentário:
Postar um comentário