O Hospital de Clínicas (HC) solicitou ontem que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mantida pelo governo federal, realize um estudo sobre a necessidade de recursos humanos para o funcionamento de todos os 560 leitos da instituição. Essa medida cumpre uma determinação do Ministério Público Federal (MPF).
“Isso não significa, de modo algum, que o HC está aderindo à Ebserh. É apenas uma determinação do MPF que estamos cumprindo. A empresa fará uma análise de quantos funcionários nós precisamos para estar com todos os leitos abertos”, explica o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho. Se a determinação não fosse cumprida, o reitor poderia ser responsabilizado civil e criminalmente.
No início de outubro deste ano, 94 leitos do HC foram fechados por causa da falta de pessoal. Ao todo, o hospital possui cerca de 180 vagas desativadas. A média mensal de atendimentos realizados pelo HC é de 62 mil pessoas, com 1,9 mil internações, além de 896 cirurgias, 210 partos e 90 mil exames complementares.
Ebserh
A Ebserh assumiu em 2011 a gestão centralizada de hospitais universitários federais. Isso a tornou responsável pela contratação de pessoal e pela compra de materiais nestes hospitais. Apesar disso, cada instituição tem o poder de decidir pela adesão ou não à Ebserh. Em agosto do ano passado, o Conselho Universitário da UFPR decidiu não aderir à empresa.
----------------------
Fonte: Gazeta do Povo - 03/12/2013
2 comentários:
Magnífica é a luta do magnífico pra preservar o HC na UFPR. Fico até com vontade de chorar..
Quem sabe me dizer que é exatamente a posição do nosso reitor sobre o assunto?
Está mais do que na hora da administração da UFPR tomar partido e defender a manutenção do HC. Ou não???
Postar um comentário