-->

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Tarcisa propõe eleição da Direção Geral do HC e reitor/candidato rejeita



Na manhã de hoje, houve o último debate entre as duas chapas concorrentes à eleição direta da Reitoria da UFPR. Patrocinado pelo Sinditest, ele ocorreu no 7. andar do Anexo B do HC, reunindo cerca de 250 pessoas. O vídeo acima mostra as respostas do candidato de situação da Chapa 2, Zaki Akel, e da candidata de oposição da Chapa 1, Maria Tarcisa, à pergunta de um servidor sobre a eleição direta dos titulares de cargos na direção do Hospital de Clínicas.  

Zaki repudia a proposta de escolha direta da Direção do HC. Para escapar pela tangente, pateticamente resolveu atacar o diretor da UFPR-Litoral, taxando-o de praticante de "assédio moral" e "caudilhismo".  Opostamente, Tarcisa não vê dificuldade em preencher esses cargos de direção hospitalar por sufrágio direto.  Confira no vídeo.


Saia justa para sindicalistas apoiadores de Zaki Akel
O reitor/candidato tem o apoio dos dois tradicionais caciques pelegos do HC, Wilson Messias e Dr. Néris.  Ambos foram os principais dirigentes do Sinditest de Jan/2008  a Jan/2011.  Zaki Akel se elegeu em fins de 2008 e, em Fev/2009, indicou na canetada a Dra. Heda para ser diretora geral do HC, descartando qualquer escolha direta pela comunidade do hospital. Na ocasião, os dois caciques sindicais (v. foto abaixo) foram à posse da Dra. Heda para timidamente fazer um protesto pela não-realização da eleição - reveja a matéria de Fev/2009 neste Blog "Quer eleição direta? Vá à luta!".  Em uma passagem dessa postagem, relatava-se:

Wilson Messias e Dr. Néris "protestam" em Fev/2009 na posse do HC


"'Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...'. Recitando esse verso do poeta Fernando Pessoa, o vice-reitor Mulinari tentou imitar o final poético da Dra. Heda, mas acabou ficando cômico; afinal, a imprensa nos últimos dias tem denunciado o escândalo do suntuoso castelo não declarado à Receita do rico deputado DEMo de Minas, Edmar Moreira... Durante seu discurso, os acanhados diretores do Sinditest esticaram uma faixa, acerca do pessoal da FUNPAR, e depois outra, perguntando onde foi parar a suposta promessa de campanha do reitor sobre eleição direta no HC. Contudo, como que envergonhados com seu próprio 'protesto', em menos de 30 segundos tornaram a enrolar a faixa e mete-la sob o sovaco."

A eleição direta para direção geral do HC tem sido uma bandeira de luta dos trabalhadores.  Na atualidade, Zaki mantem sua posição: não vai fazer, vai indicar, se quiser, uma nova direção, ou manter a mesma.  Wilson Messias, Dr. Néris e outros sindicalistas que ostentam o botton da marola azul no peito vão bater palminhas para este tão democrata candidato à reeleição?  Arriaram de vez a bandeira da democracia interna no HC?

Nenhum comentário: