Uma polêmica levantada no final da greve do Sinditest de 2011 referia-se ao valor correto do desconto da mensalidade sindical no contracheque. Este Blog defendeu que, de uma vez por todas, ficasse determinado que o percentual de 0,5% fosse descontado estritamente sobre o valor do vencimento básico, pois isso vinha acontecendo com valores arbitrários, geralmente a maior. A pendenga foi adiada e desconversada pelos caciques da diretoria da época, os srs. Wilson Messias e Dr. Néris, até voltar a ser tratada numa das primeiras assembleias da greve reiniciada este ano.
A assembleia de greve de junho deste ano determinou com clareza: a mensalidade sindical deverá incidir sobre 0,5% do vencimento básico, e sobre mais nenhuma rubrica do contracheque. A diretoria atual vinha-se mostrando reticente em materializar essa decisão.
Entretanto, por reclamação de vários servidores da base, a própria PROGEPE elaborou uma listagem com os nomes de todos os servidores, respectivos valores de vencimento básico e dos valores em reais relativos a 0,5% de desconto. Essa listagem foi, em meio impresso e em CD, protocolada na tarde da quinta-feira passada (12), junto à secretaria do Sinditest. Cabe agora ao sindicato lançar os valores corretos, sem cobrar nem menos nem mais, além de outro 0,5%, que constitui a contribuição excepcional a mais a título de fundo de greve (também decidido em assembleia).
2 comentários:
Dodo,
voce sabe tanto quanto eu, que esta sacanagem contra a categoria vem desde agosto de 2009, e que a Carla, Zé carlos e Bernardo, tambem faziam parte daquela gestão, e nada fizeram para concertar o que estava errado.
e vinhamos durante estes ultimos anos tentando mostrar isso a categoria e cobrando da direção do sindicato, e não foram poucas veses.
e agora, mais uma vez tentataram de todas as formas não realizar a correção, pois a intenção era arrecadar mais, mesmo que de forma irregular, mas isso acabou.
agora enfim, consseguimos vencer esta batalha, acabou a desculpa que tinha que ser composta uma comissão para fazer o estudo, e que isso demoraria, pois bem, se confirmou o que eu vinha dizendo, é só querer e a coisa acontece, e em questão de aproximada duas horas foi tudo disponibilizado ao sindicato, e ai esta a prova, foi entregue ao sindicato a listagem impressa de todos os filiados da UFPR e com um CD, e os calculos já prontos, será que irão inventar uma outra desculpa para não realizar a correção? acho que não! pois se for lançado neste contra cheque de julho o desconto a mais do que lhes foi informado e repasado, isso é apropriação indebita, isso é previsto no código penal como crime. portanto diretoria, abra bem os olhos.
ainda em tempo, venham para a categoria e diga que o sindicato quebrou!!! voces vão ter que engulir a mentira de contaram.
O Sinditest tem abocanhado uma fatia bem gordinha do meu salalio nos ultimos anos. Pelo menos o dobro do desconto da Asufepar. E agora com a greve o desconto ficou proximo de 100 reais.Esta mais do que na hora de acabar com esse ENGANO.
Postar um comentário