-->

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Eleitores já esqueceram em quem votaram em outubro, mostra pesquisa do TSE


O Jornal Valor Econômico divulgou ontem pesquisa feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que demonstra que, passadas  poucas semanas de 3 de outubro (1o. turno eleitoral), cerca de um quinto dos eleitores brasileiros não lembram mais em quem votaram para os cargos legislativos.
Segundo a pesquisa do TSE, o esquecimento da população é maior sobre aqueles que concorreram ao cargo de deputado estadual. Neste caso, 23% dos entrevistados afirmaram que não se recordam do candidato escolhido. Outros 21,7% declararam que esqueceram os votos dados para deputado federal. No caso de senador, o esquecimento foi de 20,6% dos entrevistados. 
Duas mil entrevistas, divididas nas cinco regiões do país e em 24 estados, forneceram os dados para a análise. O estudo ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos com variação de escolaridade entre a 4ª séria do ensino fundamental e o ensino superior completo. Além disso, 32% declararam ter o ensino médio completo.
Isto mereceria maior reflexão e preocupação, inclusive da parte das entidades do movimento sindical que realmente se interessam pela elevação da consciência política de seus filiados. Pode o movimento sindical desenvolver meios de estimular que os trabalhadores e trabalhadoras possam ser eleitores mais conscientes e fiscalizadores dos representantes eleitos para o Executivo e, principalmente, para o Legislativo?  Como cobrar dos deputados eleitos se a maioria dos eleitores nem lembra mais em quem votou ou que motivos levaram a votar neste ou naquele?
Uma ideia poderia ser a de promover campanha, antes de cada eleição, mostrando aos trabalhadores a importância do voto consciente e da fiscalização, para cobrança posterior, dos representantes eleitos. Parte dessa campanha, no sentido de impedir o esquecimento, seria distribuir uma espécie de "carteira" onde o eleitor guardasse seu comprovante eleitoral acompanhado da "colinha" onde constassem os nomes dos candidatos em que ele votou, orientando para que a "carteira" sempre fosse conservada, para todas as eleições.  
No mínimo, seria um registro de memória inequívoco, pelo qual cada um, consultando-o anos depois de uma eleição, veria em quem votou e talvez exclamasse para si mesmo: "nossa, eu votei nesse cabra que hoje se revela um tremendo safado!"  Ou o contrário, o eleitor comprovar que votou em um deputado que realmente trabalha e defende os interesses dos trabalhadores e do país.  Fica a sugestão, inclusive para o Sinditest, já para as próximas eleições de prefeito e vereadores em 2012.
-----------------------------------------
Fonte: com informações do Valor Econômico

Um comentário:

PARANÁ disse...

a divulgação desta pesquisa, só vem a confirmar quem muita gente ainda vende seu voto, e muitos é claro, compram estes votos para se elegerem.
infelismente isso acontece e muito no nosso País em varias eleições existentes, o nosso sindicato por exemplo, procura e cossegue garantir o voto de muita gente pegando pelo estomago, e isto infelismente é uma verdade que ninguém pode negar.

concordo plenamente que não só o nosso, mas todos os sindicatos, deverião promover junto as suas bases, cursos de formação politica, para despertar nos mais novos o interesse de lutar pelas demandas da categoria.

e não ficar ai estes lobos em pele de cordeiros, se favorecendo em beneficio próprio, e jogando o dinheiro da contribuição da categoria pelo ralo (porem direcionado para algum lugar), e que este lugar, esta escondido debaixo de sete chaves.

pouca gente sabe do que estou falando, PASMEM os senhores, que muita gente da própria diretoria não sabe do que estou falando e o que esta acontecendo, imaginem a nossa base que é, e arrisco a dizer que é mais de 80% omissa.

temos que mudar muita coisa, e ainda esta em tempo.

só para lembrar, não sou não serei e não quero concorrer a nada, muito menos a ser candidato a Presidente do Sinditest, mas meu sonho e desejo e que graças ao bom DEUS esta se transformando em realidade, É MOSTRAR PARA TODA A CATEGORIA A VERDADEIRA TRANSPARENCIA PREGADA POR ESTA DIRETORIA, E QUE NUNCA FOI MOSTRADA OU SIQUER DIVULGADA.

NÃO esta longe.