Colegas da UFPR, Funpar-HC e UTFPR, greve é coisa séria. Um recurso extremo dos trabalhadores do qual se lança mão quando não há canais efetivos de negociação ou qualquer outra alternativa demonstrou-se inviável. E, para respeitar essa forma mais radical de luta dos trabalhadores, é preciso construí-la com responsabilidade, paciência e persistência, persuadindo a maioria a aderir ao movimento. Não fazer isso pode resultar numa greve de brincadeirinha, desmoralizante na prática, e sem qualquer resultado prático em termos de conquistas concretas.
O noticiário no site do Sinditest, e em panfletos impressos, parece muito cheio de oba-oba e oco de informações mais consistentes para os servidores de fato construírem um movimento paredista que inspire algum respeito da parte do governo. Por exemplo, sequer informaram à categoria que a Direção Nacional da FASUBRA (da qual faz parte uma diretora do Sinditest) esteve reunida ontem (23) com o secretário de RH do Min. do Planejamento e com a SESu. Não sabemos o resultado dessa reunião ainda. Influi ou não na tomada de decisão de toda uma categoria por começar uma greve a partir de segunda-feira? Claro que influi, que interessa.
Este Blog ficará atento neste fim de semana às informações e decisões da Plenária de Sindicatos de Base da FASUBRA, que se reúne no sábado (26) exatamente para decidir o próximo passo do movimento dos técnicos das IFES. Aliás, anote-se de passagem que a Diretoria "Para Todos" sequer chamou assembleia geral para tirar delegados de base para essa Plenária em Brasília; o Sinditest não terá representantes com direito a voto ali.
Não confie em oba-oba, blá-blá-blá nem em informações parciais ou de apenas uma fonte. O Blog NaLuta - outro olhar sobre o Sinditest e a UFPR - se esforçará por buscar as informações relevantes para que os colegas na UFPR e UTFPR possam decidir com mais dados sobre esse processo reivindicatório.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Parabéns ao Blog na Luta da aguerrida CTB do Paraná.
Nós da CTB da AssufrgS enviamos um delegado a Plenária, e também lutamos contra a banalização do instrumento de greve.
Leia nosso texto de análise da vitoriosa plenária da FASUBRA no link abaixo:
http://igordefato.blogspot.com/2011/03/plenaria-da-fasubra_27.html
Obrigado pelo estímulo, prezados companheiros cetebistas do RS! Vamos aumentar o intercâmbio entre os blogs!
Postar um comentário