-->

terça-feira, 25 de maio de 2010

"Forum dos Dirigidos": onde está a originalidade?

É até engraçado que a Diretoria do Sinditest tente apresentar sua articulação com demais entidades da comunidade universitária (DCE, ASUFEPAR, APUFPR) como algo original, o tal do "Forum dos Dirigidos". Postagem do site do Sinditest fala até que esse forum das entidades "marca uma nova etapa no processo de organização dos trabalhadores e estudantes da instituição". Mais ainda: os dirigentes das entidades acreditam que seu forum será algo incrivelmente novo, ao dizer do Sinditest: "estamos inaugurando um novo espaço e uma nova forma de fazer movimento político na UFPR".

Puxa, o que será essa "nova forma de fazer movimento" ? Alguma forma que dê voz de verdade para as bases, coisa que não existe em geral nas assembleias do Sinditest? Um articulação de entidades em que o gasto de dinheiro recolhido dos filiados seja apresentado publicamente em Prestação de Contas em assembleia? Manifestações públicas que levem as questões da UFPR para as ruas da capital, como na Greve de 2007?

Objetivamente, o fato de se articularem as diretorias das entidades representativas da comunidade da UFPR não tem nada de novo. Foi pelo trabalho conjunto dessas entidades (excetuando o Sinditest, ainda inexistente na época) que se conseguiu realizar a primeira eleição direta de Reitor da UFPR, contra a vontade de boa parte do COUN, em, 1984-85. E, ao longo de todo esse tempo, muitas vezes as direções das entidades uniram esforços para debater problemas comuns relacionados à UFPR, convocando numerosas Assembleias Comunitarias.


Entendemos que a iniciativa das direções das entidades de conversarem é muito válida, e esperamos que realmente abram espaço democrático em suas instâncias, coisa que não é muito do agrado da pelega Diretoria "Para Todos" do Sinditest. Achamos que a pauta de reuniões desse tipo deveria incluir o acompanhamento da implementação dos projetos do Programa REUNI na UFPR, haja vista que muitas vezes isso tem acarretado sobrecarga de trabalho de servidores da universidade. Infelizmente, não vimos isso na pauta sugerida pela matéria do site do Sinditest.

Então, ficamos nós, pobres servidores da base, à mercê dos caprichos do peleguismo do sr. Wilson Messias e sr. Dotozinho Antonio Neris, e dos diretores do DCE e da APUFPR, para elaborarem a pauta e o comando das reuniões... Que se há de fazer?

2 comentários:

GUFLOS disse...

"Trágico se não fosse cômico"...kkkk
Este agrupamento denominado de "Fórum dos Dirigidos" deve ser mais um palanque onde se realizam acordos insólitos e absurdos que nada tem a ver com interesses das categorias ali representadas; certamente é mais um desses agrupamentos onde se fazem acordinhos e acordões para se asssegurar direitos individuais dos participantes!!!
\muito bonito e democrático...mas pra inglês ver!!! Isso não passa de politicagem barata.

PARANÁ disse...

alguém destes pseudos articuladores lembram do MOVIMENTO UFPR VIVA. e os caras vem, dizer que é uma maneira nova.
eles se esqueceram de dizer que eles abandonaram esta que éra uma pratica comun, pois foi-se o tempo que SINDITEST-DCE-APUFPR, se união em defesa da UFPR e pelos direitos de todos no geral, cimunidade academica, servidores e comunidade externa, realmente foi bons anos em que realmente era feito o debate e as pessoas participavam. agora tudo não passa de ENCENAÇÕES que é o que mais sabem fazer.