Não, os trabalhadores da Funpar não estão cobertos pelo Estatuto do Sinditest. Isto ficou mais claro ainda na recente xurrassembleia de 29 de maio - a assembleia-churrascão onde o PSTU modificou o Estatuto do sindicato sem debate adequado.
Veja o vídeo acima, em que o profeta Márcio Palmares expõe a questão. Ele se refere a recente litígio envolvendo trabalhadores da Funpar da Maternidade Victor do Amaral, como razão para excluir a Funpar como um todo do Estatuto.
O fato é que os trabalhadores da Funpar, por seu tipo de regime de trabalho, deveriam ser representados pelo SENALBA ou pelo SINDESC. Um acordo informal, feito em 1996, entre presidentes desses sindicatos e a presidente do Sinditest, Roseli Isidoro, permitiu que os trabalhadores da Funpar fossem representados pelo Sinditest, e então costumeiramente os ACTs vieram sendo negociados pelo Sinditest.
Veja abaixo como ficou a redação do Estatuto do Sinditest (clique na figura se quiser ampliar):
Veja abaixo como ficou a redação do Estatuto do Sinditest (clique na figura se quiser ampliar):
E agora? Claramente os trabalhadores da Funpar não estão representados no Estatuto novo do Sinditest. O vice-presidente referiu-se ao recente conflito de representação entre Sinditest e SENALBA/SINDESC, ganho por estes, no caso dos funparianos da Maternidade Victor do Amaral. Os funparianos deverão votar nas próximas eleições do Sinditest se não mais fazem parte da base?
Nenhum comentário:
Postar um comentário