-->

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A demissão na FUNPAR, o reitor, o repúdio e a mobilização


Congratulamos o departamento de imprensa do Sinditest. Contrariando a rotina hipoinformativa, desta vez ele foi ágil e publicou no site o resultado da Assembléia da FUNPAR no mesmo dia em que ela ocorreu (ontem, 27). Ali se pode ler as deliberações que tentam se contrapor à anunciada demissão de todo o quadro funpariano até o final deste ano, exigida pelo TCU.


O estado de mobilização permanente é uma óbvia necessidade, único meio de se cobrar das autoridades locais e ministeriais a informação exata sobre o que poderá ser feito do emprego desses trabalhadores, se de fato eles podem ter chance real de mante-los. Repetimos o já dito em matéria anterior neste blog: é safadeza vender ilusões ao pessoal da FUNPAR.


Por que o reitor da UFPR, prof. Zaki Akel, não foi nem mandou representante a essa assembléia da FUNPAR? Nem falamos das Direções do HC e da FUNPAR, pois estão subordinadas ao reitor. De duas, uma. Ou o reitor temeu a reação dos trabalhadores na assembléia diante de uma notícia ruim que ele pode já saber qual é. Ou ele ainda não sabe o que vai acontecer de fato, algo estranho para uma autoridade que conversa frequentemente com os ministros da Educação e do Planejamento.


O reitor tem que ser cobrado com determinação, e para que use clareza em suas respostas. À Diretoria do Sinditest não basta dizer aos trabalhadores que vai convidar reitor para nova assembléia, mandar ofício etc. Não basta aprovar moção de repúdio porque ele não deu as caras na assembléia (aliás, não publicaram no site o texto da moção nem disseram se a entregaram por escrito à Reitoria). Ela tem que mobilizar os trabalhadores para irem à Reitoria o quanto antes, e tirar tudo a limpo no cara-a-cara. Ou a Diretoria do Sinditest prefere ficar na conversinha amena, a portas fechadas com o reitor, em meio a cafezinhos e aguinha gelada?

12 comentários:

Milton-UFPR disse...

"Há 10 anos, o procurador do trabalho em exercício considerou ilegal a existência de funcionários não servidores públicos trabalhando em hospital público e exigiu que todos fossem substituídos por funcionários concursados"
Portanto há dez anos as "DIRETORIAS" do Sinditest sabiam do que iria ocorrer. 2010 chegou e o prazo acabou.

PAPAI NOEL disse...

muito bem lembrado Milton, a 10 longos anos, 8 anos de gestões deste pessoal que ai esta não é verdade!
isto quer dizer que eles já sabiam desde o ano 2000 e como menciona o blog, estão sim querendo vender ilusões ao companheiros (as) FUNPAR.
e agora não tem mais como enrrolar, as cartas estão dadas, como é que fica?

Choque De Gestão disse...

Há dez anos o Reitor também sabia que o prazo se encerrava em 2010. Este que está aí, tinha ainda mais noção do problema pois era pró-reitor do Moreira. A cada ano que passa a relação da UFPR com a Funpar fica mais amarrada,e os reitores se eximem de discutir a questão dando jeitinhos. Não sei o que acontece na FUNPAR que não pode ser conhecido por todos. Mas uma hora a bomba ia estourar. Estourou mais rápido por conta do escandalo na UNB, mas era uma "tragédia" anunciada.

PARANÁ disse...

quem teve 8 anos para fazer alguma coisa e não fez nada, não vai ser agora que consseguirão alguma vitória em torno desta questão.
eu só lamento que estão querendo tomar alguma providencia somente depois que a vaca foi pro brejo.
dizer que vão lutar para tentar reverter este quadro, é vender ilusões sim, pois o martelo já tinha sido batido e eles tinham conhecimento, e a decisão já tinha sido tomada.

eu não fiz o levantamento ainda, e nem sei se vou fazer, mas me informaram que nos idos dos anos 2000 e qualquer coisa, houve uma conversa para passar o pessoal da FUNPAR, para o quadro da Reitoria, e ouve naquele momento opiniões contrarias, e emperrou todo o processo, e quem me confidenciol isto foi umas companheiras da FUNPAR, só não dou nome aos bois, pois não tenho a informação 100%, pois quando tenho a certeza, eu digo mesmo quem são.

boa sorte ao pessoal da FUNPAR.

Milton-UFPR disse...

E na gestão de 2006/2007 porque será que não fizeram nada em relação a isso, uma vez que restavam 2, 3 anos para 2010????

Anônimo disse...

Estive na assembleia e presenciei sim com muita tristeza a falta de respeito e também a falta de solidariedade dos dirigentes da UFPR FUNPAR E DIREÇÂO DO HC e também vejo agora de servidores técnicos administrativos verificando esses comentários. Fico triste por que em 20 anos de funpar sempre fui do movimento sindical e sempre participei de todas as lutas dos servidores, e nisso Milton você tem razão ninguem fez nada. nem reitores, nem diretores e nem mesmo a fasubra que sempre nos massacrou e abriu brecha para que o governos viesse com uma tal de Fundação Estatal, que na minha visão seria mais lógico manter uma fiscalização mais rigida nas fundações de apoio do que criar sim uma nova fundação que viria sim para apadrinhar muita gente em regime CLT. Se estamos hoje sendo considerados como contratos irregulares no HC, porque servimos bem a adimistração até hoje?porque sempre votamos para escolha de reitores, para trabalhar e também para suprir a falta de servidores publicos nos hospitais universitários . Vejo que hoje existem também muitos servidores que são lotados no hospital e por acertos politicos estão em outros setores da univerdade. espero que com a nossa demissão esses servidores voltem para o HC, porque a novela é sempre a mesma falta de recursos humanos. mas para nos demitir agora pode. Tive mesmo muitos amigos servidores que estiveram em frente ao Sinditest e como dirigentes não fizeram nada mesmo. Saiba Miltom que nós temos orgulho ser sermos FUNPAR porque trabalhamos. cumprimos como nossas tarefas e não ficamos escondidos na comoda situação da instabilidade, porque se vermos hoje amigo existem dentro da UFPR muitos servidores que não trabalham nem as 30 horas quem dirá as 40 horas a qual foi contrato. Mais respeito com a nossa condição poque vamos lutar sim até o últmo momento para manter nosso emprego. porque se voce não sabe o funcionario mais antigo do HC da Funpar tem 30 anos de serviço. E não queira mesmo amigo estar na nossa pele que dedicamos nossa vida ao Hospital e agora estamos ameaçados de perder o nosso emprego.
Rosemari Polézi
Funcionaria Funpar 20 anos de HC>

PARANÁ disse...

é revoltante sim, ver pessoas que se dedicaram deram suas vidas ao HC serem desrrespeitados e simplesmente demitidos, jogadas de lado postas na rua da amargura.
horas bolas, como bem colocou a Méry estas pessoas deram suas vidas ao HC, e são pessoas que já estão com uma certa idade, muitas tem pouco tempo para se aposentarem, onde vão encontrar outro emprego para cumprir este tempo.
o minimo que podria ocorrer, é passar este pessoal para o quadro da reitoria, e torno a repetir se já aconteceu isto lá atraz, onde muitos servidores passaram para o quadro da reitoria sem concurso, porque não agora?
faltou luta faltou, faltou movimentação da FASUBRA faltou, faltou interesse dos dirigentes desta UFPR faltou, faltou tudo, até o proprio empenho dos companheiros da FUNPAR que eram eleitos para o SINDITEST e não se dedicaram a esta causa, a bem da verdade é que entrava ano saia ano e a coisa ia se protelando, mas tinham a ciencia que 2010 éra fatal.
se no passado poucos participavam e se preoculpavam com esta situação, eu não conssigo imaginar, como as pessoas podem ainda ficarem nos seus locais de trabalho sem lutar, esperando que meia duzia resolvam um problema que é de todos.
para estes companheiros(as) que nunca se imcomodaram em lutar pelos seus direitos, e sempre aguardavam que os outros resolvecem esta situação, tem um ditado que diz assim, "maldita a nação que só se rebela, quando sente o fio da navalha no pescoso". é tarde para lutar, acredito que não, pois enquanto estiver acontecendo a batalha a esperança existirá.
a batalha com toda certeza será dificil, mas esta batalha tem que ser de todos, e neste momento eu vejo que é melhor pecar por ecesso, do que pela omissão, então companheiros (as) tão esperando o que?

Regina disse...

Agora eu pago pra ver..
A diretoria do sindicato deve mostrar de que lado está. Do trabalhador ou do patrão?
Dizer que mandou um ofíco convocando os poderosos e que ficou indignado porque eles não apareceram pode muito bem ser um teatrinho. Quero ver atitude de verdade. Queria ter visto o pessoas saindo da assembléia e indo diretamente pra reitoria, ficando lá o tempo que fosse necessário até que fossem recebidos.
Se o papel do sindicato é apenas dizer amem a tudo que o TCU e os juizes dizem então não sei pra que serve um sindicato.
Nenhuma conquista cai do ceu. É preciso coragem e vontade de lutar.
A primeira reação do Sinditest foi decepcionante. Marcar uma nova assembléia pra daqui a um mês é um esforço pra esfriar os animos e deixar que as coisas rolem livremente. Espero sinceramente que alguma coisa seja feita imediatamente, em nome da dignidade dos trabalhadores Funpar e suas famílias.

Choque de Gestão disse...

Acompanho esse Blog a pouco tempo, e vi muita coisa que parecia "picuinha" de quem está fora com quem está dentro e vice-versa. Mas a questão Funpar-HC é um problema sério, além dos empregos dos trabalhadores, o próprio funcionamento do Hospital fica em risco. Cabe a crítica pesada a Gestão atual do sindicato, pois nos ultimos 10 anos eles estiveram no "poder" boa parte do tempo. E de fato nada avançou nesta questão. Concordo também que não se deve jogar a toalha.

Dodo disse...

Sr. "Choque de Gestão", agradecemos o comentário. Quanto ao que lhe pareceu "picuinhas" entre situacionistas e oposicionistas no Sinditest, é possível que você tenha razão sobre prte do que viu, quanto a serem "picuinhas", e das quais nem sempre é fácil escapar na medida em que este blog tem lado. O cabeçalho do blog deixa claro ele perfilar-se na oposição à Diretoria atual do Sinditest, e faz parte do processo fazer a marcação de questões menores como das maiores. E você deve saber que certas transações imobiliárias que a Diretoria não explica nem esclarece não podem estar no patamar da picuinha, pois envolve o patrimonio bancado por todos os filiados.

Mas, quanto à FUNPAR, fechamos com sua opinião, incluindo a outra acerca da necessária transparência também dentro da UFPR, suas pro-reitorias e fundação de apoio.

Dodo
Pela Editoria do Blog

Guaracira disse...

Seu Milton.
foi na gestão 2006-2007 que se conseguiu manter os funcionários FUNPAR até 2010! Não sabias disso ou já esqueceste?

Choque de Gestão disse...

Senhores, o Sinditest não irá se manifestar sobre a Edição do DECRETO N°- 7.082, DE 27 DE JANEIRO DE 2010 o qual:

"Institui o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais-REHUF, dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplina o regime da pactuação
global com esses hospitais."

Não sou do quadro do HC (e por isso acompanho mais superficialmente as questões do Hospital), mas me pareceu bastante relevante. Quem quiser saber mais pode acessar:
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?data=27/01/2010&jornal=1000&pagina=1&totalArquivos=8