Um novo estudo revela que alguns cães inteligentes podem aprender palavras apenas de ficar ouvindo conversas entre seres humanos
Jackie Flynn Mogensen – Scientific American * 8/1/2026
A maior parte dos proprietários de cães sabem que seu bichinho é suficientemente esperto para conhecer certas frases – “saidinha”, por exemplo, ou, talvez mais provavelmente, “hora da comida”. Alguns caninos particularmente inteligentes podem mesmo saber distinguir mais de 100 palavras. E, incrivelmente, alguns poucos cãezinhos “gênios” podem ser capazes de aprender palavras não porque lhes foram ensinadas, mas puramente porque ficaram ouvindo com atenção as conversas entre humanos.
Em um novo estudo publicado na revista “Science” [periódico da AAAS, equivalente da SBPC brasileira], na quinta-feira passada, pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, da Hungria, descobriram que um pequeno grupo de cachorros “superdotados” podem aprender os nomes de brinquedos novos apenas de ouvirem seus donos conversando sobre esses itens. Comparando com o ser humano, é como se fosse a mesma habilidade de aprender a linguagem própria de uma criança com 18 meses de idade.
Os pesquisadores pediram aos donos de cachorros para conversarem com outra pessoa dentro de casa e falar os nomes de dois novos brinquedos na frente de seus animais de estimação, mas sem se dirigir diretamente aos animais. Em seguida, os donos colocaram o par de brinquedos em uma sala separada junto com uma porção de outros brinquedos e disseram para seus cães para pegarem um dos novos objetos de brincadeira. Os cães foram capazes de selecionar os novos brinquedos depois de ouvir seus donos exatamente como se lhes fossem mostrados esses brinquedos (antes) e depois solicitados a achar os objetos.
"Com alguns dos cães, é como se eles não tivessem nenhuma dúvida sobre o que eles deveriam fazer”, diz Shany Dror, hoje uma pesquisadora de pós-doutorado do Laboratório do Cão Esperto, na Universidade de Medicina Veterinária, em Viena, Áustria, e co-autora desse estudo. “Os cães, logo que entravam na sala, iam direto para o brinquedo que eles sabiam que era o novo brinquedo e então o traziam imediatamente”.
“O fato de que eles podem ouvir, e atentamente, as pessoas passando entre si um objeto e o nomeando – e então o cão distingue aquela palavra – significa de que eles estão mesmo acompanhando essa conversa. Eles são capazes de analisar o nome do rótulo do objeto e ligá-lo corretamente a esse objeto”, afirma Heidi Lyn, uma psicóloga comparativa e professora associada da Universidade do Sul do Alabama (EUA), que não esteve envolvida com esse estudo. “Trata-se de um salto bastante sofisticado cognitivo e de atenção que os animais realizam”.
Habilidades similares podem ser vistas em outros animais, como macacos e papagaios. A nova pesquisa oferece provas de que alguns cães podem aprender algumas palavras mesmo quando eles não são diretamente chamados por seus donos, comenta Nameera Akhtar, professora de Psicologia da Universidade da Califórnia, campus de Santa Cruz, que também não participou do referido estudo. No entanto, adverte ela, os cães participantes desse estudo eram particularmente inteligentes, e assim, talvez, nem todos os pets sejam assim astutos.
Não está claro como, exatamente, tais cães “superdotados” aprendem ou o porquê de alguns cães parecerem ser tão mais capazes de distinguir palavras e frases novas do que outros.
Shany Dror, que recentemente perdeu seu cachorro de 15 anos de idade, da raça schipperke, chamado Mitos, diz ter esperança de que o novo estudo ajudará donos de cães a apreciar melhor a habilidade de suas companhias caninas de entender os sinais sociais. “Penso que devemos todos dar mais atenção à maneira como interagimos perto de nossos cães e com nossos cães”, indica ela, “o modo como nos comportamos, o modo como olhamos para eles, o jeito como dizemos nossas palavras”.
------------
Comentário deste Blog: com certeza esses cães "espertos" (smart dogs) tem mais inteligência que muito bolsonarista fascista fanático por aí...
Comentário deste Blog: com certeza esses cães "espertos" (smart dogs) tem mais inteligência que muito bolsonarista fascista fanático por aí...

Nenhum comentário:
Postar um comentário