-->

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Boçalnaro e Tchutchuca Guedes cortam FGs das Universidades Federais

A pasta da Educação teve corte no orçamento de mais de 5 bilhões de reais. No meio disso, o grandioso governo do 'presidente' Boçalnazi, seu ministro de economia Thutchuca Guedes e seu ministro da "Educação", o colombiano Vélez, decidem cortar os adicionais de Função Gratificada de Universidades e Institutos Federais.

Por uma fonte obtida por colegas da UFU (Uberlância), sabe-se que, até 31/07, serão extintas 11.261 FGs, sendo 274 na UFPR.  Outras 117 da UTFPR sumirão também em julho.  Os cortes atingem principalmente as FGs 4, 5 e 6, cujos valores estão entre 259 e 154 reais. Seria bom saber das autoridades da UFPR como isso repercutirá na organização e coordenação de diversas atividades próprias da Universidade, pois essas FGs são percebidas por servidores técnico-administrativos.


Uma opinião preliminar do ANDES-SN avalia que: "é possível perceber que serão extintas funções, exercidas por técnicos administrativos, fundamentais para o funcionamento das instituições. (...) o decreto promove toda uma desestruturação da ‘espinha dorsal’ das universidades. São funções que mantêm a estrutura em funcionamento. A maioria dos cortes são funções como chefe de protocolo, chefia administrativa, chefia de departamento de pessoal. São áreas que dão a base para o trabalho docente”, explica Eblin Farage, secretária geral do ANDES-SN.

Eblin ressalta que por serem essenciais, esses serviços não têm como parar de funcionar: “Isso pode apontar para uma pressão para que os técnicos exerçam a função sem remuneração para o cargo. Mas quem vai querer ter sobre trabalho sem gratificação? Exercer uma função a mais sem ser remunerado por isso?”, questiona.


Eis mais uma parte do imenso saco de maldades que vão sendo despejados sobre o povo brasileiro. Até quando?

Nenhum comentário: